Capítulo 14
Dick soube que Jory e Jason estavam brigados há vários dias, sem se falarem. Considerando o quanto seus horários diários coincidiam, aquilo parecia muito estranho e proposital.
Dick ficou surpreso: “Não acredito! Eles não eram tão próximos assim?”
Alfred, como sempre calmo, respondeu: “Parece que todo adulto, ao crescer, esquece que um dia foi criança.”
Dick entendeu a mensagem implícita: crianças passam por fases assim, e ele não deveria esquecer que também teve desentendimentos com bons amigos quando era mais jovem.
“Você sempre tem razão, Alfred.” Dick sorriu. “Posso ajudar em algo?”
Encolheu os ombros: “Mas com garotos dessa idade, se eu me meter, talvez só complique as coisas, né?”
“Deixa fluir, não precisa se preocupar demais. Aliás, o que vamos jantar hoje?” Dick parecia não dar muita importância a esse tipo de problema.
Desde que começou a vigília noturna, Jory passou a sair para dar voltas. Bruce e os demais aprovavam isso; não queriam que Jory ficasse sempre confinado num só lugar, mesmo que temessem por sua segurança.
Jory mascava um saquinho de gelatina para chupar, visivelmente abatido — algo raro nele.
Ele nunca teve muitos amigos antes, então nunca passou por isso. Jason era seu primeiro amigo da mesma idade.
Por ser mais reservado, quase sempre sozinho, era difícil para ele mudar de humor por causa de “amigos”.
Por ser a primeira vez, Jory guardava mágoa, sem saber como se comunicar com Jason; sentia que, se fosse ele a procurar, seria como admitir derrota.
O saquinho de gelatina sabor uva começou a murchar; depois de jogá-lo no lixo, ele abriu outro, de morango.
Não gostava de usar as mãos, então mordia direto na abertura, sugando todo o conteúdo — um gesto que deixava sua postura meio desleixada.
Quando percebeu, já havia acabado o novo pacote.
Em casa de Wayne, por causa do Alfred, não havia muitos alimentos considerados “lixo” — como petiscos. Como mordomo, ele prezava pela saúde deles.
Por isso, somente no tempo pós-escola, em momentos como aquele, Jory tinha chance de saborear o que Alfred chamava de “comida lixo”.
Estaria na hora de comprar mais para guardar? Jory mordia a abertura do plástico, pensando nesse detalhe pouco importante.
Mas, para sua surpresa, naquele momento recebeu uma ligação.
Era um número totalmente desconhecido. Jory tinha apenas quatro contatos, não trocava números com outras pessoas.
Mas um celular produzido pelo Batman não deveria receber ligações de golpes, certo? Pensando assim, atendeu, soltou o pacote de gelatina e segurou-o com uma mão, perguntando: “Quem fala?”
Do outro lado, uma voz feminina levemente surpresa: “...Desculpe!”
Jory achou a voz familiar, mas não conseguiu lembrar de onde.
Depois de alguns segundos de silêncio, a voz falou baixo: “Desculpe, eu achei que... não pensei que realmente fosse você...”
“Hmm.” Jory respondeu com um som nasal.
Parece que essa resposta deu coragem à interlocutora, que falou suavemente: “Você lembra de mim? Eu sou aquela que, antes, na rua, pediu seu número... haha, provavelmente nem lembra, né? Afinal, muita gente deve pedir seu telefone...”
“Você é a ruiva?” Jory perguntou de repente.
Do outro lado, silêncio.
Jory percebeu que havia algo errado, apertou os olhos: “Cabelos ruivos, olhos castanhos, sardas no rosto?”
Ainda silêncio.
“Eu lembro de você, só você me pediu o número.” Jory falou calmamente.
Depois de um tempo, a voz respondeu baixinho: “...É mesmo?”
“Sinto muito... Eu não pensei em ligar... Eu não sabia o que fazer, e de alguma forma acabei ligando... Achei que você tinha falado isso de brincadeira...”
“O que aconteceu?” Jory perguntou baixinho.
Silêncio novamente. Jory buscou um lugar mais tranquilo, encostou-se na parede, apertando o saquinho vazio de gelatina, esperando a resposta.
Ele não era bom com eletrônicos, não podia confirmar a localização dela pelo telefone, mas se não tivesse ouvido errado, o som do vento soprava forte no fundo.
Não chovia hoje e o clima estava abafado. Se ela ainda estivesse em Gotham, a não ser que estivesse num ponto alto ou usando ventilador ou secador, não haveria tanto vento.
Jory parou de se preocupar com a briga com Jason. Enviou o número para Jason e pediu que localizasse a origem da ligação.
Jason não sabia o que estava acontecendo, mas aceitou a tarefa.
Depois de um longo silêncio, a voz feminina falou baixinho: “...Eu não sei.”
“Não sei o que dizer, nem o que fazer...” Ela continuou, com a voz rouca: “Achei que ninguém atenderia.”
“Então... não pensei no que dizer...”
Jason logo encontrou a localização. Quando Jory ia parar um táxi para ir até lá, Jason chegou de moto, viu que Jory ainda falava ao telefone e fez sinal para que ele subisse.
Jory assentiu, montou na garupa, colocou o telefone no fone, vestiu o capacete, bloqueando o som do vento.
Ele não fez perguntas, ficou em silêncio esperando a resposta do outro lado.
Após algum tempo, a voz não falou sobre sua situação, mas começou a contar outra coisa.
“Não tenho pai, fui criada só pela minha mãe... O trabalho dela é mal visto pelos outros, e eles também me zombam por isso.”
“Amo muito minha mãe... Mas sei que ela faz tudo por minha causa... Sem mim, a vida dela seria mais fácil...”
“Meu desempenho é mediano, depois do ensino médio não vou conseguir um bom emprego... Me esforço para me encaixar na escola, fazer amigos, estudar... Eu... eu não fiz nada de errado... Nunca machuquei ninguém...”
“Na verdade, me sinto sortuda... Pelo menos no dia que te conheci, eu estava limpa... Nada de aparência desleixada.”
Nesse ponto, a voz falhou, o tom calmo tornou-se choroso, misturado ao som do vento, tornando tudo confuso: “Eu não fiz nada! Só porque não tenho pai, só porque minha mãe faz um trabalho pobre! Mas isso não prejudica ninguém!”
Ela chorava: “Por que as pessoas podem ser tão cruéis? Eu sempre tentei aguentar. Não éramos amigas? Eu cumpri tudo que vocês pediram... Só precisava aguentar até a formatura...”
Jason parou a moto e apontou para o topo de um prédio. Jory olhou para cima e viu uma silhueta.
Jason fez sinal para que Jory subisse, dizendo que o apoiaria secretamente.
Jory assentiu e começou a subir até o alto do prédio, enquanto Jason vestia sua máscara e lançava seu gancho — se necessário, ele agiria como Robin, a garantia final.
Era um prédio abandonado, prestes a ser reformado; não havia elevador, e Jory subia pelas escadas.
No telefone, a garota ainda chorava, mas Jory já estava atrás dela.
Diferente da última vez que se viram, quando ela estava arrumada, agora a garota parecia muito desleixada, com cabelos molhados grudados no rosto, quase secos, tremendo.
Ela estava sentada na beira do terraço, correndo o risco de cair.
“Eu... não sei o que fazer...” ela disse.
Jory perguntou: “Quer que eu te ajude a pensar numa solução?”
As vozes no telefone e atrás dele se disseram ao mesmo tempo. A garota, assustada, virou-se, mas por estar imóvel há muito tempo, o corpo ficou rígido e, molhada, ela quase esqueceu onde estava — escorregou do terraço.
Jason, agachado no prédio vizinho, preparou-se para saltar, mas viu que algo a segurou no ar por um instante: Jory puxara seu pulso.
Jason soltou o ar, recuou e se escondeu novamente.
Jory olhou para o pulso onde segurava a garota, franziu levemente a testa, mas não hesitou e a puxou para cima.
“Te assustei?” perguntou Jory.
Sua voz era calma, como sempre, e parecia indiferente à situação da garota, o que a fez relaxar um pouco.
“Como você sabia que eu estava aqui?” ela murmurou.
“Tenho um amigo Robin que me ajudou a te localizar.” Jory respondeu.
A garota não acreditou, esboçou um sorriso meio forçado.
Jory não era bom em consolar, especialmente estranhos que conhecia há pouco. Depois do encontro, a garota não conseguiu continuar a contar seus sentimentos; a queda a assustou, mas agora já estava mais calma.
“Tenho que ir para casa, minha mãe vai ficar preocupada...!” ela disse. “Muito obrigada mesmo!”
Jory assentiu e a acompanhou em silêncio até sua casa. Só depois de confirmar que ela estava segura, olhou para o pulso.
Ali havia uma marca roxa de dedos, Jory franziu o cenho e passou a mão direita ao redor — era uma marca feita por ele mesmo.
Nesse momento, Jason se aproximou: “Pesquisei algumas informações sobre ela... O que está pensando?”
“Substituta...” Jory murmurou.
“O quê?” Jason perguntou.
Jory balançou a cabeça: “Nada, deve ser coisa da minha cabeça.”
Neste mundo, ninguém deveria existir como um substituto além dele próprio.