Treze zero treze
Durante esta última semana, Ayane basicamente ia todos os dias à estação de trem com Kuroo e Kenma após o término das atividades do clube.
Às vezes, quando ela se atrasava um pouco, os dois veteranos a esperavam.
Hoje, os três também foram juntos à estação, mas como Ayane havia combinado de ir para casa visitar os pais, ela avisou aos dois no caminho que o destino dela seria diferente naquele dia.
— Ah, é? — Lembrando-se de que na sexta-feira passada aconteceu o mesmo, Kuroo perguntou casualmente: — Você vai comer fora hoje, Ayane-chan?
— Não — respondeu Ayane com uma expressão serena. — Vou para casa.
Como não era um jantar fora nem o mesmo destino deles, Kuroo logo deduziu:
— Vai visitar sua terra natal?
Ayane assentiu:
— Sim.
— Se for para a região de Kansai, você deve ir de trem-bala, né? — perguntou Kenma.
Ayane tentou se lembrar em que momento teria dito que sua terra natal ficava em Kansai. Sem sucesso, concluiu que talvez seu sotaque tivesse algum traço daquela região, o que os levou a entender errado.
— Eu não vou para lá, minha casa fica aqui em Tóquio mesmo — explicou ela. — É só que fica bem longe do distrito de Nerima, por isso aluguei um apartamento sozinha por aqui.
Kuroo e Kenma: "... Então, o que explica o seu sotaque?"
— O mal-entendido foi grande. — Pensou ela.
— É que eu morei em Kansai por alguns anos — respondeu Ayane.
Quando ela tinha cinco anos, seus pais estavam no auge de suas carreiras e, como não podiam dar a atenção necessária, a enviaram para viver com os avós em Osaka, onde permaneceu até terminar o ensino fundamental antes de voltar a Tóquio.
Foi nessa época que Ayane conheceu os irmãos Oshitari e acabou se envolvendo com o tênis.
Ao lembrar-se de seus dois amigos de infância problemáticos, Ayane começou a questionar: o tênis que eles jogavam quando crianças era perfeitamente normal, então em que ponto exatamente aquilo evoluiu para algo tão absurdo? Especialmente Kenya, que durante as partidas parecia até criar inúmeros clones em quadra.
E, no mundo do tênis, tal evolução nem era considerada algo tão incomum.
Ao notar a mudança na expressão de Ayane, Kuroo e Kenma pensaram simultaneamente: "Será que ir jantar em casa é algo tão angustiante assim?"
— Então aproveite o tempo com seus pais e nos vemos na segunda-feira — disse Kuroo, prestes a se despedir, quando de repente se lembrou de algo. — Ah, quase esqueci! Nosso clube de vôlei tem uma associação de pais. Você pode perguntar aos seus se eles gostariam de participar.
— Hein? — Ayane expressou sua dúvida. — Aquela não é uma organização apenas para os pais dos jogadores que entram em quadra?
Afinal, tratando-se de um clube esportivo, os pais costumam focar no desempenho dos filhos durante os treinos e jogos. Como ela era apenas a gerente do clube, sentia que aquilo não era necessário.
Kuroo, porém, argumentou com convicção:
— Você também é um membro importante do nosso clube de vôlei. Embora não entre em quadra, é uma peça fundamental da nossa logística.
Ouçam só esse discurso emocionante do capitão Kuroo!
Ayane assentiu:
— Certo, vou perguntar para eles.
Embora seus pais fossem ocupados demais no dia a dia, ela não sabia se teriam tempo para participar.
Após se despedir de Kuroo e Kenma, Ayane embarcou no trem para casa e, após muito tempo, retirou seus fones de ouvido que estavam guardados há tempos.
Hoje, sem o barulho dos jogos de Kenma ou a voz de Kuroo falando com ela, sentia-se um pouco estranha.
***
Após terminar uma rodada do jogo, Kenma levantou a cabeça para aliviar a tensão do pescoço e, ao virar-se, notou que Kuroo, sentado ao seu lado, parecia imerso em pensamentos.
— O que houve? — perguntou Kenma.
Kuroo despertou de seus devaneios e passou a mão pelo cabelo:
— Nada, só estava pensando se não disse algo errado agora há pouco.
Kenma sabia que Kuroo adorava provocar os outros, e às vezes suas palavras tinham um efeito incendiário. Mas, geralmente, ele fazia isso com alunos de outras escolas. No clube de vôlei, o único alvo de suas provocações era Yaku, mas hoje eles não tinham tido nenhuma discussão acalorada.
E, como ele disse "agora há pouco", deve ter sido algo recente... Será que foi com Ayane?
Kenma relembrou a conversa:
— Acho que não, não é?
Kuroo acariciou o queixo:
— É que sinto que fui um pouco presunçoso ao dizer para ela aproveitar o tempo com os pais... Você viu a expressão dela quando disse que ia para casa, né? Não parecia nada feliz. Por isso estou pensando se ela não tem algum problema com os pais e eu fui falar uma coisa dessas.
Além disso, a casa dela é em Tóquio, mas é longe de Nerima. Como ela foi parar na Nekoma?
Kenma mergulhou em reflexão.
Ele também tinha visto a expressão de Ayane, mas não pensou tanto quanto Kuroo. Talvez por Kuroo vir de uma família de pais divorciados, ele fosse muito mais sensível a esse tipo de coisa.
— Não acho que seja nada demais — sugeriu Kenma com sinceridade. — Mas, se você se sente mal, pode pedir desculpas.
— Não seria direto demais?
— Então seja mais sutil.
Kuroo considerou seriamente as palavras de Kenma, quando de repente teve uma epifania:
— Mas, pensando bem, isso explica muita coisa.
Kenma, que estava prestes a reiniciar o jogo, parou e olhou para Kuroo:
— O que explica?
— A Ayane-chan é antissocial por causa de problemas familiares, o que a deixou sem amigos e até sofrendo bullying. Os colegas da escola anterior chegavam a roubar sua marmita e a inscrever em clubes que ela não gostava, por isso ela veio para a Nekoma, que é longe de casa.
Kuroo analisou a situação com tanta convicção que Kenma sentiu o canto da boca tremer.
— Kuroo.
— O que?
— O mundo do roteirismo não pode perder um talento como você. — Kenma suspirou. — Você tem certeza de que ela é mesmo antissocial?
"Ela é menos antissocial que eu!", pensou ele.
— Ela só ficou mais aberta depois que entrou no clube de vôlei — insistiu Kuroo, cheio de si. — Ela mesma disse que estava começando a gostar do clube. Se nos esforçarmos um pouco mais, poderemos fazer com que ela sinta mais carinho. Hmm... que tal começarmos convencendo-a a aprender vôlei?
Afinal, o vôlei era um esporte positivo e edificante.
Kenma: "..."
Ele teve vontade de chamar a polícia.
***
"Ayane, corra!"
— Ah... ah... Atchim!
Ao chegar à porta de casa, sentiu uma coceira no nariz. Ayane parou e esperou até terminar de espirrar para só então abrir a porta — ótimo, o vírus ficou do lado de fora.
O pai de Ayane já a esperava desde cedo, pois haviam combinado a visita na semana anterior.
Ao ver a filha, o pai abriu os braços para um abraço caloroso, mas foi interrompido por Ayane:
— Espere um pouco, papai.
Ela ficou na entrada, borrifou spray desinfetante em si mesma e na mochila, e só então assentiu para o pai:
— Pode ser agora.
O entusiasmo do pai em dar um abraço caloroso na filha já tinha esfriado. Ele deu um sorriso forçado:
— Em momentos emocionantes, pode-se abraçar primeiro e desinfetar depois, Ayane.
— Eu não estou emocionada — respondeu ela, séria.
— Então colabore um pouco comigo!
Assim que o pai protestou, uma voz feminina fria surgiu atrás dele:
— Muito barulho.
Os olhos de Ayane brilharam:
— Mamãe.
A expressão carrancuda de mãe e filha era idêntica, embora a mãe de Ayane tivesse um ar muito mais reservado e frio, parecendo quase inalcançável; apenas um olhar dela era suficiente para deixar qualquer um nervoso.
Ao ver a filha, ela apenas fez um leve aceno com a cabeça:
— Você chegou.
— Sim. — Ayane assentiu, caminhou até ela e abriu os braços: — Mamãe, abraço —
A mãe de Ayane retribuiu o abraço e acariciou a cabeça da filha, com os cantos da boca levemente curvados, em uma expressão muito mais terna.
O pai de Ayane correu imediatamente:
— Deixem-me participar também!
Ayane, espremida entre os pais: "... Socorro!"
— Não consigo respirar!
Nesse momento, a campainha tocou. Ayane, com muita prática, esquivou-se de entre os pais e abriu a porta, dando de cara com seu detestável amigo de infância.
— Oi — disse Oshitari, levantando a mão para cumprimentá-la. — Vim jantar aqui hoje.
Ayane pegou o spray desinfetante e apontou para ele:
— Você tem bactérias.
— Não faça isso, ei!