Capítulo trinta e três: Vocês não são profissionais.
Em um beco sem nome — desses que abundam em Los Angeles ou em qualquer metrópole moderna, escondidos sob a sombra de arranha-céus —, dois homens negros confrontavam Xiu Nuo. Um deles vigiava a entrada da viela, enquanto o outro, visivelmente nervoso, exigia:
— Se não quer problemas, passe o dinheiro!
Xiu Nuo observou a inquietação da dupla e não conteve um sorriso:
— É a primeira vez que fazem isso?
A resistência emocional daqueles dois era pífia, muito inferior à dos que ele encontrara pelo caminho.
— Cala a boca! — o homem ergueu o punho. — Se não quer sentir o gosto disso, passe o dinheiro! Nós vimos tudo!
Xiu Nuo suspirou, resignado:
— Vocês poderiam ao menos estar armados com uma faca, não acham? Sem nada nas mãos, sinto que não estão me levando a sério.
O assaltante, desconcertado pela calma de Xiu Nuo, gaguejou:
— Bem... na próxima eu me preparo.
Logo em seguida, irritou-se:
— Cale a boca, asiático! Quem está assaltando aqui sou eu! Entendeu? Um assalto!
Xiu Nuo balançou a cabeça e, num movimento rápido, desferiu um soco contra a parede ao lado. Com um estalo seco, os tijolos se partiram e a mão de Xiu Nuo ficou cravada na alvenaria. Ele voltou a olhar para os dois com um sorriso amável:
— Se o soco for assim, é bem mais impressionante do que uma faca, não é?
— Puta merda! — O homem abriu a boca num espanto exagerado, alternando o olhar entre o punho de Xiu Nuo e a parede destruída. Ele deu meia-volta e saiu correndo, gritando: — Chamem o 911! Rápido! É por causa desse tipo de gente do Oriente que perdemos nossos empregos!
Xiu Nuo franziu a testa. Com um impulso, surgiu diante dos dois, que caíram sentados no chão, aterrorizados.
— Vocês poderiam ter um pouco de ética profissional, não? Vão embora sem roubar nada? — questionou Xiu Nuo, insatisfeito.
Um dos homens engoliu em seco e balbuciou:
— Deve haver um mal-entendido, senhor. Quer dizer... o dia está muito bonito, não está?
— Senhores, sejam profissionais, por favor — insistiu Xiu Nuo. — Assim fica difícil para mim.
O outro homem, parecendo compreender algo, virou os bolsos da calça do avesso. Estavam tão vazios quanto seu semblante.
— Não temos nada, senhor. De verdade, não estamos mentindo.
— Eu não sou o assaltante — retrucou Xiu Nuo.
O outro, vendo a situação, ficou desesperado:
— Não faça besteira! A polícia chega em dez minutos! Nós...
Ele queria dizer que aguentaria até a chegada das autoridades, mas, ao comparar seu próprio corpo com a parede esburacada, as palavras morreram na garganta. Ele não conseguia entender como aquele asiático franzino possuía tanta força. Seria possível? O homem levantou-se num salto e desferiu um soco contra a parede, soltando um grito de agonia logo em seguida.
— É real! Merda! É real!
Xiu Nuo observou a cena, confuso. Aquele sujeito era louco? Por que socar a parede sem motivo?
— Esqueçam — disse Xiu Nuo, fazendo um gesto de dispensa. — Da próxima vez, tragam uma faca. Sejam mais determinados.
Ele virou as costas e saiu. Os dois homens ficaram paralisados.
— O que ele disse? Eu entendi errado? Ele estava nos dando uma consultoria de carreira?
— Bem... parece que sim.
— Mas não está certo — insistiu o homem, ainda atordoado. — Ele não deveria nos ensinar a ser pessoas melhores?
— Talvez o inglês dele seja ruim?
— Você viu alguma bondade nele quando nos ameaçou?
— Então... vamos trazer uma faca na próxima?
— Não, acho que o resultado seria o mesmo — respondeu o outro, massageando a mão dolorida com uma determinação sombria. — Precisamos de uma arma! Sem armas neste lugar maldito, nem a liberdade de assaltar nós temos!
— Exato! Você é um gênio!
...
Na saída do beco, Xiu Nuo encontrou Li Yang, que o seguia cautelosamente.
— Eu não disse para me esperar? — perguntou Xiu Nuo.
Li Yang olhava para ele, incrédulo:
— Como você fez aquilo?
— O quê?
— Aquele soco.
— Ah, kung fu — respondeu Xiu Nuo, usando o termo que todos costumavam repetir.
— Deixe de brincadeira — disse Li Yang, rindo. — Viemos do mesmo lugar, pode enganar esses estrangeiros, mas lá no ringue, os praticantes de kung fu apanham que nem gente grande.
Xiu Nuo deu de ombros:
— Talvez não tenham treinado o suficiente. Deixando isso de lado, o que há com aqueles dois? Nem para assaltar servem.
— Como eu disse, são apenas sem-teto. Não são assaltantes de verdade.
— E ainda assim tentam roubar?
— Talvez por um capricho. Nada é estranho vindo dessa gente, especialmente se houver a tentação do dinheiro.
— Por que há tantos sem-teto por aqui?
— Ah, isso... — Li Yang refletiu. — Há muitas razões. Os asiáticos ou latinos que você vê, geralmente somos imigrantes ilegais; sem documentos para trabalhar ou sem querer ser explorados por patrões inescrupulosos, o que nos resta? Viver nas ruas. Quanto aos negros e brancos, a situação é mais complexa. Um vizinho meu foi demitido, a esposa pediu o divórcio e, sem poder pagar a pensão, faliu e foi parar na rua. Mês passado, outros dois vizinhos brancos também caíram: um por falência de crédito — que é muito pior que a falência comum, devido ao divórcio — e o outro porque a esposa o trocou por um...
— Espere — interrompeu Xiu Nuo. — Por que tudo gira em torno de divórcio? É tão terrível assim?
— Como posso explicar... — Li Yang hesitou. — Não entendo muito bem, teria que perguntar a um branco, já que nunca me casei por aqui. Só sei que, se tiver dois filhos, precisa pagar cinquenta por cento da sua renda como pensão. E se a sua esposa dependia economicamente de você, após o divórcio você ainda precisa pagar uma pensão alimentícia para que ela mantenha seu padrão de vida.
— Manter o padrão de vida dela? — Xiu Nuo ficou perplexo. — E quanto a mim?
— Ninguém se importa. Tem que se virar. O terceiro caso que eu ia citar era o de um homem com dois filhos e uma esposa; ele dava setenta por cento do que ganhava para eles e, não aguentando mais, preferiu virar sem-teto. Além desses casos de divórcio, há os preguiçosos, os que sofreram com a crise econômica e pediram falência — o que acaba com o crédito e dificulta conseguir emprego —, e os veteranos de guerra. Os Estados Unidos não cuidam deles, muitos sofrem de transtorno de estresse pós-traumático e acabam nas ruas.
Xiu Nuo apoiou o queixo na mão:
— E do que eles vivem?
— De abrigos. Ah, e dizem que há um auxílio financeiro, uma boa quantia. Mas, bem, eu nunca vi.
— Ninguém tenta dar a volta por cima?
— Tentam, mas é quase impossível. E, além disso, a maioria dos que vivem nas ruas nunca teve um topo para cair, então como iriam subir? Conseguir um emprego já seria uma volta por cima?
Xiu Nuo mordeu o lábio inferior. De repente, uma ideia surgiu: uma forma de aprimorar seu cultivo e, ao mesmo tempo, acumular méritos através da educação e reforma moral. Ele não sabia se aquele mundo permitia tais coisas, mas valeria a pena tentar. Afinal, não custava nada.