Capítulo Trinta e Quatro: O Assassinato na Ponte de Pedra
Desde aquele dia, He Yonglin passou a frequentar as aulas na universidade. Não sabia dizer sobre as outras disciplinas, mas, pelo menos na aula de Shen Hanchu, ele estava sempre presente.
No entanto, sua base acadêmica era precária. Embora prestasse atenção com todo o empenho, a falta de compreensão fazia com que, em menos de quinze minutos, ele inevitavelmente se rendesse aos braços de Morfeu.
Dessa forma, seria impossível obter os créditos da disciplina. Talvez por ter visto a situação em sua casa, Shen Hanchu sentiu uma empatia peculiar pelo rapaz e, colocando-se em seu lugar, ofereceu-se voluntariamente para dar aulas de reforço.
He Yonglin não concordou, mas também não recusou.
Durante o dia, na escola, ele permanecia sempre de cabeça baixa, com um ar desanimado; nas aulas de reforço, mantinha uma expressão inexpressiva, como se estivesse petrificado. Com o passar do tempo, por mais paciente que Shen Hanchu fosse, não pôde deixar de reclamar: "He Yonglin, se você não quer os créditos desta disciplina, pare de assistir às minhas aulas!"
He Yonglin despertou de seu meio-sono, endireitando o corpo por reflexo.
Shen Hanchu continuou: "Sabe quantos estudantes lá fora dariam tudo por uma oportunidade de estudo? Você está em uma posição privilegiada e não a valoriza. Não exijo que se torne um mestre, mas não pode ser tão negligente!"
He Yonglin manteve a cabeça baixa, sem dizer uma palavra.
Após tentar aconselhá-lo por um bom tempo e perceber que era como tocar harpa para bois, Shen Hanchu suspirou e fez um gesto de dispensa: "Deixe para lá. Já que não tem interesse em aprender, não vou forçá-lo. Pode ir."
He Yonglin continuou em silêncio.
Permaneceu sentado por um momento, levantou-se lentamente, recolheu seus livros, enfiou-os de qualquer jeito na bolsa e saiu. Ao chegar perto da porta da sala, parou por um instante, voltou-se para Shen Hanchu, fez uma reverência e disse: "Professor Shen, obrigado!"
Talvez aquele gesto fosse incomum para ele, pois parecia um pouco tenso, com o rosto avermelhado. Shen Hanchu ficou atônito por um segundo e, antes que pudesse dizer algo, o rapaz já havia corrido para longe.
Não muito longe da Universidade Ninghua, em uma área de casas populares, havia uma mercearia. Por fora, parecia um estabelecimento comum, mas, nos fundos, escondia-se um ponto secreto onde revolucionários fabricavam explosivos.
Ao chegar à mercearia, o dono, um homem de rosto escuro e aparência robusta, perguntou: "Patrão, tem óleo de tungue para vender?"
O homem respondeu: "Acabou no balcão, acompanhe o empregado até o depósito para verificar."
Dito isso, o empregado de rosto afilado e roupas de linho cinza guiou-o para dentro, e ambos entraram no cômodo interno.
No interior escuro, iluminado por algumas lâmpadas fracas, a longa bancada estava coberta de chumbo, chapas de ferro, ácido clorídrico, enxofre e mercúrio. Várias pessoas trabalhavam freneticamente e, ao vê-lo, disseram com certa insatisfação: "Por que demorou tanto?"
He Yonglin pediu desculpas apressadamente e mergulhou no trabalho sobre a mesa.
Quando o exército revolucionário de Ningzhou se levantou, tempos atrás, He Yonglin roubou milhares de moedas de prata de casa e doou tudo à causa, participando ele mesmo da fabricação de bombas. Mais tarde, a situação em Ningzhou virou um caos e a maioria de seus companheiros foi presa; ele só escapou por ter conseguido se disfarçar bem. Os sobreviventes, longe de recuar, conceberam um plano ainda mais insano: assassinar o novo governador, Gu Beizheng.
Pouco tempo antes, ele havia roubado dinheiro de casa novamente para comprar um lote de explosivos estrangeiros a preço elevado. Ao alegar para o pai que havia gastado tudo com luxos na escola, foi brutalmente espancado, o que culminou em sua tentativa de suicídio no rio. Aqueles explosivos eram extremamente potentes, e He Yonglin planejava enterrá-los na rota obrigatória de retorno do novo governador, acreditando que ele seria reduzido a pedaços.
Os arredores da mansão do governador eram fortemente vigiados, dificultando a aproximação. Após mais de um mês de observação, notaram que, ao retornar à mansão, Gu Beizheng passava sempre por uma pequena ponte de pedra sobre o rio Ningjiang. A ponte era isolada e o leito do rio estava seco há muito tempo, sendo o local ideal para o ataque. Eles já haviam enterrado os explosivos sob a ponte e, após completar o dispositivo de detonação naquele dia, estariam prontos para agir.
Contudo, detonar a bomba exigiria o sacrifício de uma pessoa. Eles se entreolharam e decidiram tirar a sorte.
O líder do grupo cortou alguns papéis brancos e desenhou vários círculos e um "X". Ficou decidido que quem pegasse o "X" acionaria o dispositivo. Quando He Yonglin tirou seu papel, sua mão não pôde evitar um leve tremor.
Ao abrir o papel, seu coração também vacilou.
Ele havia tirado o "X".
Não conseguia definir o que sentia. Na verdade, morrer não seria um problema, já que não via muito sentido na vida. Além disso, eliminar uma figura como Gu Beizheng causaria um alvoroço nacional e, talvez, seu feito heroico fosse registrado na história.
Ao pensar nisso, sentiu uma espécie de solenidade trágica, como se estivesse diante de uma missão inadiável, e endireitou a coluna.
Naquela noite, uma névoa espessa se formou. Teoricamente, isso favorecia a ação, mas o destino foi cruel. Escondido sob a ponte, no momento de detonar, He Yonglin sentiu medo.
Ele tinha medo de morrer!
Será que seus ideais eram tão nobres assim? Não necessariamente. Na verdade, nem ele mesmo sabia por que havia se juntado aos revolucionários; talvez apenas para desafiar o pai ou para trazer alguma emoção à sua vida entorpecida. Diante da morte iminente, percebeu que aquela motivação não era suficiente para sustentar sua disposição ao martírio.
Assim, o carro de Gu Beizheng passou pela ponte em segurança, enquanto ele permanecia escondido em silêncio. Após certificar-se de que estava seguro, ele voltou de fininho.
O líder o xingou de todas as formas possíveis.
Ele se encolheu num canto, permitindo que as ofensas o atingissem.
A única sorte foi que o plano não foi exposto. O líder decidiu agir ele mesmo.
No dia seguinte, o carro e a escolta de Gu Beizheng não passaram pela ponte.
No outro dia, começou a chover sem parar, e temiam que os explosivos estivessem úmidos.
Todos estavam desanimados e, em meio ao desânimo, voltaram a xingar He Yonglin. Sua covardia fizera com que perdessem a melhor oportunidade.
He Yonglin curvou-se ainda mais, a cabeça pendida, sentindo-se um inútil onde quer que estivesse.
Uma semana se passou até que o tempo finalmente abriu e o carro de Gu Beizheng voltou a circular pela ponte.
Se tivessem que enterrar uma nova carga, a movimentação constante atrairia atenção; além disso, não tinham fundos para comprar mais explosivos. O líder decidiu agir naquela mesma noite.
Porém, o líder não tinha o conhecimento técnico de He Yonglin sobre o dispositivo. Naquela noite, sob a ponte, o carro de Gu Beizheng passou exatamente por cima. Embora o líder tivesse a intenção de morrer, faltou-lhe a compostura necessária. Ficou nervoso, não estava familiarizado com o mecanismo e perdeu o tempo ideal. Somado à umidade dos explosivos, a ponte só explodiu com um estrondo ensurdecedor depois que o comboio de Gu Beizheng já estava longe.
O som foi como um trovão caindo, o céu clareou como se fosse dia, e inúmeras bolas de fogo caíram por toda parte!
O resultado foi que ele não conseguiu destruir Gu Beizheng, mas acabou despedaçando a si mesmo.
Gu Beizheng, embora não tenha morrido, teve seu carro virado pela força da explosão e ficou ferido, sangrando. Seus soldados de escolta que seguiam atrás foram gravemente atingidos.
Na manhã seguinte, os jornaleiros gritavam pelas ruas as notícias do atentado contra o governador de Ningzhou, Gu Xiaozheng. A cidade de Ningyang mergulhou em um clima de terror; por toda parte viam-se patrulhas e soldados em busca constante, e um ar de medo pairava sobre a cidade.
Mesmo sob o cerco total da cidade, o grupo de He Yonglin não desistiu. Isso era um erro fatal para conspiradores: em momentos assim, o correto seria dispersar e fugir, não insistir em novas tentativas.
Como culpado, He Yonglin precisava se redimir. Sem dinheiro para comprar explosivos de qualidade, ele passou a faltar às aulas repetidamente, escondido no cômodo escuro da mercearia, fabricando explosivos caseiros dia e noite. Seus olhos permaneciam injetados de sangue.
Após três dias e três noites, exausto, ele largou o pavio e disse aos outros: "Vou sair para descansar um pouco."
Ele caminhou por alguns instantes na rua de pedra em frente à mercearia e, quando estava prestes a sentar-se num bloco de pedra para fechar os olhos, um estrondo repentino ecoou em seus ouvidos.
O coração de He Yonglin disparou. "Não!", pensou, correndo de volta para a mercearia.
Como esperado, houve um erro operacional no cômodo escuro e o explosivo foi detonado acidentalmente. As explosões secundárias continuavam a ocorrer, fazendo com que as mercadorias nas prateleiras de madeira velha caíssem com um barulho metálico, enquanto o fogo consumia o interior.
Desde o último atentado, a polícia e a guarda militar haviam reforçado a segurança. Com uma explosão daquelas, a polícia chegaria a qualquer momento. He Yonglin jogou alguns baldes de água fria sobre o corpo e correu para dentro, chamando o nome de seus companheiros.
O ambiente estava repleto de fumaça e um cheiro acre que subia à cabeça. Ao ver seus companheiros desfigurados e sem vida, uma onda de pânico e dor tomou conta dele. Enquanto estava atordoado, sentiu um puxão no pé; alguém o segurava.
He Yonglin baixou o olhar e viu um companheiro sobrevivente, ensanguentado, mas ainda respirando. Ele se agachou para ajudá-lo: "Eu... eu vou carregar você!"
O homem, à beira da morte, balançou a cabeça: "Não desperdice suas forças. Não vou sobreviver... Além disso, a polícia virá logo. Se estiver comigo, você não escapará."
He Yonglin quase chorou; não imaginava que a operação terminaria em um fracasso tão absoluto.
O homem estendeu a mão com dificuldade, apontando para uma direção: "Atrás da porta falsa, há documentos importantes. Não deixe que caiam nas mãos dos inimigos. Pegue-os e fuja. Entregue-os a alguém chamado Guan, na Rua Pan, número 3... Há armas atrás da porta, pode levar para se defender..."
Dito isso, o homem deu um último suspiro e silenciou-se.
He Yonglin enxugou as lágrimas, levantou-se, pegou os documentos e as armas, escondeu-os sob as roupas e fugiu.
Aquele era um dia de neblina, que não conseguia ocultar a fumaça dos explosivos. Os gritos e latidos ficavam cada vez mais distantes conforme ele avançava. Pelo caminho, tentava manter a calma, embora suas mãos suassem sem parar.
"Yonglin." De repente, ouviu alguém chamá-lo e virou-se, assustado.
Não muito longe, na rua de pedra, estava uma mulher de vestido branco, com sapatos pretos de tiras sobre meias de seda, olhando-o com seus belos olhos claros e escuros.
Era a professora!
He Yonglin suspirou aliviado.
Shen Hanchu aproximou-se e perguntou preocupada: "Por que você não tem ido às aulas ultimamente? Deixe as minhas aulas de reforço de lado, mas você está faltando até às aulas regulares. Sabe que, se continuar assim, será expulso?"
No final da rua, já se viam vultos de soldados em busca. He Yonglin estava aterrorizado; naquela situação, ele era um alvo fácil.
Vendo-o agarrado a uma bolsa de pano em silêncio, Shen Hanchu ia insistir, mas, ao notar o olhar de puro terror de He Yonglin, ele sussurrou: "Professora, salve-me!"