Capítulo Quarenta e Dois: Carícias sob a Lua
A noite era densa como tinta fresca. Um carro passou rugindo e parou na entrada do Beco Baiwei.
Shen Hanchu desceu do veículo, e o automóvel logo deu partida com um ronco abafado, sumindo na escuridão instantes depois.
Ela olhou por um momento para a direção em que o carro desaparecera, depois para a folha de receita médica em sua mão, sentindo um calafrio inexplicável no peito. Amassando o papel com os dedos até transformá-lo numa bola, não encontrou onde jogá-la e acabou enfiando-o no bolso do casaco.
As acácias-da-china na entrada do beco estavam em plena floração. Sob o luar brando, as flores não se distinguiam com clareza, parecendo apenas massas indistintas e nebulosas, mas a sua fragrância densa e embriagadora já envolvia o ar. Shen Hanchu permaneceu ali parada, momentaneamente atônita.
Naquele exato instante, ela só desejava ver uma única pessoa, abraçá-la, desabafar todas as suas dores, chorar copiosamente e, então, adormecer em paz em seus braços quentes e firmes.
Hesitou por um segundo e começou a correr em direção à Rua Changjie Oriental.
A noite ostentava estrelas esparsas, e apenas uma lua redonda como um prato de prata pendia dos galhos, iluminando as sombras profundas e tênues das árvores. Pisando sobre essas sombras, ela correu para a frente com o coração concentrado em um só objetivo.
Na Rua Changjie Oriental, a antiga residência da família Chu exibia claramente duas camadas de selos de papel colados em seus portões de laca vermelha.
Parada diante da entrada, memórias de todos os momentos vividos com Chu Shaonan inundaram sua mente, despertando uma profunda e lancinante tristeza. Quanto mais vulnerável se sentia, mais forte era a saudade. Descobriu então que ansiar por alguém realmente corrói os ossos; o desejo intenso de vê-lo percorria cada fibra de seu corpo, mas ela se encontrava em um mundo sem ele, desesperada como alguém prestes a afundar.
Uma onda de amargura subiu por sua garganta, fazendo-a morder os lábios enquanto o corpo todo tremia, até que finalmente deu meia-volta e partiu.
De volta ao seu apartamento no Beco Baiwei, jogou-se sobre a cama sem sequer descalçar os sapatos. O quarto estava fechado havia muito tempo e cheirava a poeira, mas ela não se importou. Apenas abraçou o travesseiro contra o peito, encolhendo-se inteira como um recém-nascido.
Já fazia mais de um mês que não voltava. Nesse período, havia sofrido torturas brutais e quase morrido; fora mantida em cativeiro sob constante pavor, sem saber quando ou se retornaria, até que, por fim, voltara ilesa. Com o fim repentino dessa sequência de experiências absurdas e inexplicáveis, sentiu um cansaço avassalador desabar sobre si.
Caiu num sono profundo e pesado, sem saber que horas eram quando ouviu vagamente batidas na porta.
Achando que estava sonhando, quis continuar a dormir, mas, meio entorpecida, pareceu ouvir a voz de Chu Shaonan.
“Chuer, Chuer...”
A voz era extremamente suave, mas atingiu seu peito como um estrondo de trovão. Ela moveu as pálpebras, ergueu-se num ímpeto da cama e chamou em voz alta para o quarto vazio: “Shaonan!”
As batidas cessaram de imediato, como se alguém tivesse se apoiado contra a porta. A voz calorosa e magnética ecoou como água cristalina de uma nascente na montanha: “Chuer!”
Shen Hanchu sentiu a respiração travar, saltou da cama e correu cambaleante para abrir a porta.
Assim que os batentes se abriram, a figura conhecida e elegante preencheu seu campo de visão.
“Shaonan...” Ela murmurou como se falasse em sonhos, incapaz de acreditar nos próprios olhos.
“Sou eu...” Ele a olhou com profunda paixão, abrindo um sorriso caloroso para ela.
“Shaonan!” Tomada por uma mistura de espanto e alegria, ela exclamou e lançou-se em seus braços.
“Sou eu...” Repetiu ele, “estou de volta, voltei...”
Sua voz carregava uma tristeza dorida, mas trazia-lhe uma imensa sensação de segurança, fazendo-a desejar afundar naqueles braços para sempre. Extremamente emocionado, Chu Shaonan apertou-a contra si, como se quisesse nunca mais se separar dela pelo resto da eternidade.
De repente, lembrando-se de algo, Shen Hanchu o empurrou apressadamente para dentro do quarto, fechou a porta e perguntou: “Por que você voltou? Quando chegou?”
“Fiquei sabendo que você estava em perigo, comprei o primeiro bilhete de navio que consegui e voltei. Consegui entrar na cidade há alguns dias.”
Ouvindo aquilo, o coração dela suspendeu-se por completo. Ela disse com a voz contida: “Você enlouqueceu... A delegacia de Ningzhou inteira está atrás de você, emitindo mandados de prisão, e você ousa voltar justamente agora?!”
“Não estou louco... Disseram-me nas cartas que algo havia acontecido com você, como eu poderia continuar no Japão? Chuer, você sabe o quanto fiquei desesperado? Quando voltei, procurei o pessoal do Zhongzhu e o senhor Pei, mas todos disseram que você era a principal suspeita de tentar assassinar o governador militar e que não permitiam nem visitas. Assim que você entrou na prisão de Xicheng, não houve mais notícias... Chuer, se eu não a tivesse visto hoje, temo que amanhã teria invadido aquela prisão de Xicheng a força.”
Ao ouvir essas palavras, o coração que ela tentava manter forte desabou numa onda avassaladora de calor, e as lágrimas, acumuladas por tanto tempo, finalmente transbordaram sem controle.
Vendo-a chorar, Chu Shaonan entrou em pânico. Acariciando o rosto dela, perguntou sem parar: “Chuer, como você foi se envolver nesse atentado? Você sofreu naquela prisão? Já está em segurança?”
As lágrimas dela caíram ainda mais copiosas. Com tantos pensamentos e sentimentos atropelando-se em sua mente sem saber por onde começar, ela apenas repetia: “Já passou, eu já estou bem... Mas você precisa ir embora imediatamente. Ningyang não é segura para você, vá embora logo...” Enquanto dizia isso, porém, ela o abraçava com mais força ainda, e suas lágrimas caíam como pérolas sobre a gola da blusa dele.
Diante daquilo, Chu Shaonan emudeceu, limitando-se a apertá-la firmemente contra o peito e a afagar-lhe as costas.
A noite silenciou. À meia-noite, a lua foi parcialmente coberta por nuvens, emitindo um halo esbranquiçado e brumoso. Shen Hanchu e Chu Shaonan sentaram-se juntos em um sofá próximo à janela, conversando em tons baixos e terno. No quarto, apenas um aborque de mesa de cobre com cúpula de vidro verde estava aceso, projetando um brilho esverdeado que parecia um grupo de vaga-lumes voando silenciosamente.
Apoiada no peito de Chu Shaonan, Shen Hanchu relatou a sucessão de eventos recentes: como salvara He Yonglin, como fora presa pela polícia e transferida para a mansão do governador militar para confinamento... Quando ele soube que ela havia sido açoitada na sala de interrogatório, torturada, forçada a beber água com pimenta e queimada com ferro em brasa, tremeu de ódio e fúria, cerrando os dentes: “Absurdo! Essa corja ousa aplicar castigos físicos arbitrários! É demais!”
Shen Hanchu aninhou-se ainda mais contra ele e disse: “Aquela gente não respeita lei alguma; só queriam que eu confessasse para ganharem créditos com o governador militar. Ainda BEM que resisti firmemente e não confessei, caso contrário, eu nunca mais teria visto você...”
Sentindo uma dor pungente no coração, Chu Shaonan acariciou a cicatriz ainda fresca no rosto dela e murmurou: “Chuer, você sofreu tanto... Eu... eu me odeio tanto por não estar ao seu lado naquela hora... Eu não sabia de nada e fiquei de mãos atadas, impotente enquanto tudo isso acontecia!”
Sacudindo a cabeça repetidamente, ela respondeu: “Não diga isso, Shaonan. Voltei em segurança... E, por ironia do destino, acabei reencontrando você. Já estou muito satisfeita... Realmente muito satisfeita.”
Ela dizia isso para consolá-lo, mas as palavras dele apenas aprofundavam a amargura no coração dele: “Chuer, não consigo suportar a ideia de me separar de você; queria levá-la comigo para o Japão, mas não tenho coragem de fazê-la viver uma vida errante e cheia de privações ao meu lado...”
“Eu sei... Eu sei...” murmurou ela, abraçando-o ainda mais forte na penumbra esverdeada, enquanto ele a beijava com infinita saudade.